domingo, 28 de dezembro de 2008

O mestre da arte digital...

Resumo da postatem:
Assunto: Uso da mesa digitalizadora
Palavras chaves: mesa digitalizadora intous 3, arte, desenho digital, pintura digital, zbrush, flash, photoshop, treinamento. 3d1, estudo, drawspace, blueprints, conquest, cidade futurística, treino de mouse.

Postagem Resumida:

Se você não acompanha meu blog ou apenas não está com saco... digo, ânimo pra ler todo o bagulho, então aqui eu resumo:
Eu compartilho alguns link: 3d1 (comunidade 3d), esculto pintura (site de tutoriais básico 3d), drawspace (site de desenho), meu perfil no site de desenho, minha lista sobre desenhos no youtube, universidade laval e intous 3 4x6.

Eu compartilho um arquivo zip com joguinhos em flash para treinamento do mouse ou mesa digitalisadora;

Eu compartilho um arquivo em photoshop para se treinar o uso da mesa digitalizadora para desenho digital (aperfeiçoamento da sensibilidade, precisão de movimento, controle da pressão e inclinação)


Postagem completa:
Tudo começou quando eu me inscrivi para o Conquest do site da 3d1 do ano 2008 (cidade do futuro). Eu na minha ingenuidade quis participar, apenas para ser mais um número... pois aprendri que o importante competir (mesmo que nos ameassam encher de porrada si não ganharmos). Eu não estava, como ainda não estou preparado para ganhar um conquest em 3d. Mas fui com fé e força na peruca: viajei na maionese, imagenei a minha cidade do futuro, e até arriquei fazer esboço de alguns prédios,













e é claro como toda cidade é preciso ter habitantes.. então eu idealizei as pessoas do futuro bem interagidas com maquinas, semi-rôbos... inspirando em uma estátua de um amigo meu...

Mas foi aí que o bicho pegou: eu não sabia desenhar coisissima nenhum (percebemos pelos esboços acima)... Então usei como base uns blueprints (imagens para criaçao de modelos) do site do mestre Dimas.

Então, um coleguinha la do site da 3d1 me falou cobras e lagartos; disse ainda, entre outras coisas, que: além de eu ser incompetente, eu era burro em usar uma imagem de site tão conhecido no mundo dos "artistas 3d".

Eu fiquei bem chateado.. e como não estava mesmo com muito tempo resolvi deixar de lado... Então aconteceu que alguns dias depois meu amigo, o wagner, me passou um link de um site de desenho.

Eu abri mesmo sem saber do que se tratava direito, pensei que fosse Photoshop... Não dei muito moral, e pensei comigo mesmo: é só pra sacanear comigo.... mas como o site dizia ser completamente de graça ( e é!!! não tudo, tudo, tudo... pois você não pode baixar as aulas sem pagar, mas você pode aprendre tudo de graça) resolvi dar uma escrafunchadinha... E Brenda dizia que absolutamente qualquer um pode aprender a desenhar, desde que seja capaz de segurar um lapis e ter uma visão básica...

Então eu decidi que iria estudar desenho para poder fazer meus próprios blueprints para meus projetos 3d! (Acompanhe o meu progresso no meu perfil no drawspace) . E estou indo até bem, graça à Deus.... Não tenho me limitado apenas ao site, pego livros na biblioteca e também sigo tutoriais. E agora em Janeiro 2009 começo 3 cursos de desenhos na Universidade.

Então como eu via nos tutoriais as pessoas falando da mesa digitalizadora, com sensibilidade à pressão, inclinação e tudo mais... eu fiquei louco pra ter a minha... Então quando eu descobri que ela poderia ser usada no zbrush, dando efeito de profundidade à modelagem segundo à pressão, então eu não aguentei: Quebrei o porquinho e adquiri a minha intous 3 4X6 da wacom!!! (ohhh ohhh.... ahhh tá bom.. eu sei que é pequena, mas é a que podia pagar). Eu tinha certeza, com esta mesa digitalizadora eu seria apartir daquele momento O mestre da arte digital!!!


Mas não foi bem assim... Eu não virei o mestre da arte digital coisa nenhuma. De fato, eu tive uma certa dificuldade em fazer movimentos básicos, e tentar abrir pastas foi um fracasso: arreteis algumas pastas pra dentro de outras, e coisas do gênero. O primeiro contato é mt estranho; pois: pra cima é pra frente, pra baixo é pra trás, direita e esquerda até q vai... e é mt estranho olha pra um lado e riscar pra outro...

Mas como sei, tudo vai do treino. Então comecei a jogar algumas joguinhos em flash que eu reunião quando eu estava introduzindo minha irmã à informatica pra ela treinar o uso do mouse.



Então, depois deste treino caseiro, o movimento o clique estão bem melhor... e eu descobrir que a mesa digitalizadora acelera o meu uso em flash como eu nunca tinha imaginado... E que funciona muito melho no zbrush do que o mouse (mas é preciso treinar bastante ainda)....

Mas pra se desenhar é preciso uma sensibilidade mt maior que apenas usar a caneta para atividades em flash. Então eu desenvolvi um arquivo em photoshop para treinamento da habilidades necessária à criação de desenho no photoshop (inclinação, sensibilidade, pressao, imagens curva, inclinação) e tenho treianado uns 20 min por dia... E logo, estarei postando algum dos meus desenho na versão virtual... Tenho encontrado mts videos legais no youtube que ensinam desenhar no photoshop (visite minha lista sobre desenhos no youtube).

E é isso aí Pessoal.. espero qu'eu tenha contribuindo um pouco para o sucesso de vocês. E já sabem: fiquem à vontade para comentar e me alegro, se quiserem compartilhar comigo seu trabalho, taletos, hitorias... sucesso... (menos problemas! risos).

x x x

Ps.: Depois de alguns meses, brincando com minha mesa digitalizadora, descobri probleminha bem chato: O PHOTOSHOP NAO ACEITA A SENSIBILIDADE DA MINHA WACOM. Oras funcionava, oras n funcionava. Eu fiquei irado, e busquei resposta por isso na internet pra cima e pra baixo (como se houvesse tal senso de orientação). E finalmente, a unica solução que encontrei é: você disconecta a sua wacom do computador, e quando o PhotoShop estiver iniciando, você a conecta... Bem.. sei que não é a melhor solução mas pelo menos funciona...

Ps2: Gente, escreve um comentário aí.... eu preciso saber que exite vida lendo isto!! Escreva apenas "falô, brow!".


Paulo

Nenhum comentário: